Projecto educativo Sextas-Feiras pelo Futuro - Mãos à Obra

Passatempos e desafios, Novidades • 6 jan 2020

Almada lançou o projecto educativo Sextas-feiras pelo Futuro…Mãos à Obra, que prevê plantar 25 mil árvores, uma por cada aluno do ensino obrigatório. Mas o objetivo é envolver toda a população em acções concretas de resposta à emergência climática.
No dia da greve climática global (29 de Novembro), a Câmara Municipal de Almada lançou oficialmente este projecto educativo, integrando-o no Encontro + Leitura + Sucesso: Autonomia e Flexibilidade – novos tempos para aprender em Almada.

O Município assume esta responsabilidade de, a partir das escolas, mobilizar toda a população em acções de reflorestação no concelho, educando e agindo para a regeneração do território.

Reflorestação como projecto educativo
Educar, hoje, é preparar as novas gerações para um futuro em que irão enfrentar múltiplos desafios, decorrentes de alterações sistémicas profundas, do mercado de trabalho ao clima.
Na educação, como no clima, os cientistas apontam caminhos, e a Câmara Municipal de Almada está empenhada em contribuir para uma mudança de paradigma, também na escola, fazendo acontecer a mudança que o Mundo precisa, em todas as frentes.

Almada desafia toda a população!

Projecto replantar Almada

Motivação e objetivos
O sentimento de emergência climática manifestado pelas novas gerações e comunidade científica é reconhecido pela autarquia, que responde com acções concretas de carácter regenerativo e pedagógico, mobilizando toda a comunidade.
Nasce assim o projecto, com o mote: Plantar já, educando pelo caminho… e com o objetivo de converter a energia do protesto em acção construtiva; de mobilizar e capacitar os alunos para acções positivas para o futuro da sua comunidade; de desenvolver a literacia ecológica e social; de convocar toda a população para acções directas com efeito regenerativo; de plantar uma árvore por cada aluno matriculado no ensino obrigatório no concelho de Almada, ou seja, cerca de 25 000 árvores por ano.

Arranque do projecto
O lançamento oficial do projecto aconteceu na escola professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro, na passada sexta-feira, 29 de Novembro, integrando o programa do encontro “+ Leitura, + Sucesso”, que contou com a presença de João Costa, secretário de Estado adjunto da Educação, e de António Sampaio da Nóvoa, professor e embaixador de Portugal na UNESCO.
Na sua apresentação o professor Sampaio da Nóvoa abordou a necessidade de uma metamorfose na Educação, confirmando a pertinência e relevância actual deste projecto educativo, e relembrando que o sentido da Educação não se cumpre somente na escola, mas sim através da criação de alguma coisa de comum no espaço público da comunidade envolvente.

Desenvolvimento e propagação
O plano de acção está em fase de conclusão e prevê a rearborização de terrenos municipais e recintos escolares com espécies autóctones, estando prevista uma primeira grande acção de plantação já na primeira quinzena de Janeiro de 2020.
Concretizando o desígnio da Cidade Educadora, Almada desafia toda a população para se envolver neste projecto. Os interessados podem entrar em contacto com a coordenação do projecto através do email: [email protected]
Contamos com todos para deitar Mãos à Obra pelo Futuro e atingir o objetivo das 25 000 plantas no presente ano lectivo… já só faltam 24 981 árvores.

FONTE: Câmara Municipal de Almada

Voltar
Partilhar:

Tags
Ambiente

Subscreva e acompanhe todas as novidades

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.