CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
DAS 09H00 ÀS 21H00

Saúde com prazer à mesa

Para celebrar a vida com mais sabedoria

A alegria dos sabores e do convívio

Sabor à mesa com sabedoria

A alegria dos sabores e do convívio deve ser acompanhada de sabedoria permitindo juntar saúde com prazer à mesa.

Prazer à mesa com mais sabedoria

SOPA
Inicie as suas refeições com uma sopa, de preferência com hortícolas. Em vez da batata pode utilizar leguminosas como feijão, ervilha ou grão. Este tipo de sopa promove a saciedade por um período mais longo de tempo, hidrata, é fonte de vitaminas, fibras, minerais e anti-oxidantes e fornece poucas calorias.

ACOMPANHAMENTOS
Acompanhe as refeições com hortícolas e outros produtos vegetais sempre que possível. Desde as tradicionais couves cozidas aos grelos, cogumelos, purés de lentilhas, de ervilhas até às mais recentes beringelas ou curgetes são excelentes formas de reduzir a ingestão de calorias, gordura animal e colesterol.
Opte pelo arroz. Em Portugal cozinha-se o arroz como nenhum outro país na europa. Arroz simples, arroz malandro com hortícolas ou feijão é uma opção de acompanhamento nutricionalmente adequada.

PREPARADOS CULINÁRIOS
Beneficie os preparados culinários mais simples como os estufados (sem refogar os alimentos), cozidos a vapor ou grelhados a outros que degradam mais os nutrientes como os assados. Evite fritar.

ÁGUA
Enfeite a mesa com uns bonitos jarros de água. A omnipresença de uma boa água mineral na mesa é uma opção saudável e que pode contribuir para uma melhor diurese, para a regulação da pressão arterial, aumentar a saciedade e, acima de tudo, evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas e até alcoólicas de maior valor calórico.

PÃO
Disponha de pão fresco de qualidade, de várias variedades e com algum pão integral pela mesa. O pão de qualidade fornece menos calorias, gordura e sal do que bolachas, salgados e outros aperitivos além de ter uma excelente digestibilidade e ser uma boa fonte de vitaminas.

APERITIVOS
Reabilite os figos, ameixas, passas e alperces secos que podem ser uma alternativa às bolachas, aperitivos doces e bolos indiferenciados. Embora tenham mais açúcar que os frutos frescos (e por isso devem ser consumidos com moderação) são ricos em fibra, pobres em gordura e com baixo teor de sal, o que não acontece com a maioria da doçaria.

SOBREMESA
Invista numa grande e colorida salada de frutas. Deve fazer parte do centro de todas as mesas. Uma salada de fruta garante grande densidade nutricional: muitos nutrientes, fibra, água e poucas calorias. Resulta, assim, em menos vontade de comer as “bombas calóricas” seguintes.

ACTIVIDADE FÍSICA
Com equipamento adequado todas as oportunidades são boas. Desde caminhar às compras até a um bom passeio em família ou mais uma hora no ginásio num dia menos apressado. Cada minuto a mais conta. E no próximo Verão o corpo agradece.

Menos é mais

Ingira menos sal e gorduras

Menos sal

  • Procure adquirir os produtos com menor quantidade de sal;
  • Evite consumir alimentos com elevado teor em sal, tais como:
    • produtos de salsicharia, charcutaria e alimentos fumados (ex.: fiambre, presunto, chouriços, alheiras, bacon);
    • sopas instantâneas;
    • caldos concentrados (ex.: caldos de carne);
    • intensificadores de sabor como o glutamato monossódico ou bicarbonato de sódio;
    • rissóis, croquetes, chamuças, bolinhos de bacalhau ...
    • alimentos enlatados;
    • ketchup, maionese, mostarda, molho de soja;
    • folhados,
    • determinados tipos de queijo;
    • refeições congeladas prontas a consumir (ex.: pizzas, lasanhas, bacalhau à Brás, panados de carne, peixe, queijo e/ou fiambre);
    • margarinas, manteiga e outras gorduras para barrar;
    • batatas fritas de pacote e outros aperitivos;
    • azeitonas;
    • águas minerais gaseificadas;
  • Diminua gradualmente a quantidade de sal que adiciona na confecção dos alimentos;
  • Não leve o saleiro para a mesa
  • Substitua o sal por ervas aromáticas, especiarias, vinho ou sumo de limão;
  • Deixe a carne e o peixe a marinar, antes de os confeccionar, em vinha de alhos ou com outros temperos sem sal;
  • Adicione alimentos coloridos aos seus cozinhados: tomate, cenoura, pimento, bróculos, milho, feijão, beringela, couve roxa, beterraba, ananás, laranja, maçã etc

Menos gorduras

  • Retire a pele às aves e as gorduras visíveis das carnes antes de cozinhar;
  • Opte por conservas em água ou em molho de tomate;
  • Refogado alternativo: muita cebola em água com pouco azeite, acrescentando água para não queimar a cebola.

  • Gratinar: utilize pão ralado ou queijo magro;

  • Temperar saladas: use sumo de limão e um pouco de sal ou experimente fazer um simples molho de iogurte (com iogurte natural não açucarado);

  • Frigideiras antiaderentes não necessitam de gordura para cozinhar os alimentos.