CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
DAS 09H00 ÀS 21H00

“RÉGUA – O PEIXE CERTO”

Quais os nutrientes mais ricos nos peixes e seus tamanhos mínimos de capturação?

Comprar e consumir peixe mais consciente

Esta régua, elaborada pela DGMP, é uma boa aliada para conhecer melhor as espécies de peixes podendo compará-los consoante a sua informação nutricional, ou seja, quais os nutrientes em que cada um é mais rico e seus tamanhos mínimos de capturação.

A régua do peixe certo - tamanhos mínimos de captura e informação nutricional

A régua do peixe certo - tamanhos mínimos de captura e informação nutricional (DGMP - Direcção-Geral da Política do Mar). Veja a régua completa clicando na imagem

A Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM) e a Docapesca, entidades que integram o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), produziram réguas com informação relativa ao tamanho mínimo legal de captura das espécies de pescado mais consumidas em Portugal, de acordo com a legislação aplicável, divulgando também o valor nutricional de cada espécie.

Desta forma, o consumidor poderá comprar e consumir estes alimentos, mais consciente, contribuindo para a sustentabilidade da biodiversidade marinha e o combate à pesca ilegal.

MAIS SOBRE PEIXES OS NOSSOS PEIXES

Sabia que...

Regras mundiais do pescado

Pescado no mundo

Portugal é o terceiro maior consumidor de pescado do mundo. Em média, cada português consome 57 quilos de peixe por ano, superado apenas pela Islândia e pelo Japão. Este elevado consumo de peixe exige uma maior preocupação e responsabilidade ao nível da sustentabilidade das espécies capturadas.

O estabelecimento de um tamanho mínimo é uma das medidas de gestão dos recursos mais importantes. Um dos seus objectivos é assegurar que não são capturados juvenis, ou seja, que estas espécies têm a possibilidade de se reproduzir antes de serem capturadas e consumidas.

E-book interessante e educativo
A Associação Portuguesa dos Nutricionistas, em parceria com a Docapesca, lançou o e-book “Pescar Saúde” onde são apresentadas as características e os benefícios nutricionais do pescado. São ainda apresentadas diversas informações sobre as espécies mais consumidas, dados do consumo a nível nacional, cuidados na escolha, transporte, conservação, entre outros.