CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
DAS 09H00 ÀS 21H00

PROTECTORES SOLARES

Proteja-se dos raios UVA e UVB

A Importância da protecção solar

Protecção total

A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que este emite raios UVA e UVB responsáveis por danos causados na pele e que juntos penetram na epiderme e derme, causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele, tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento de rugas e manchas. 

A proteção solar deveria fazer parte da nossa rotina todo o ano e, no verão, ela torna-se absolutamente essencial.

Escolha um protetor com factor de protecção solar (FPS) adaptado ao seu tipo de pele, tendo em conta que a Organização Mundial de Saúde recomenda, no mínimo, o FPS 30 para todosAos 25 anos já ocorrem cerca de 70% dos danos que vão evoluir para rugas, manchas, flacidez e também cancro de pele.

O FPS 15 bloqueia 93% de todos os raios UVB. O FPS 30 97% e o FPS 50 98%. A duração também aumenta, mas todos eles devem ser reaplicados a cada duas horas.

O produto deve oferecer também protecção contra a radiação ultravioleta do tipo A, indicada através da sigla UVA.

Factor mais alto nos primeiros dias

Nos primeiros dias de praia convém utilizar cremes com um factor mais alto. E isto é válido para qualquer tipo de pele, mesmo para as mais resistentes. Em suma funciona da seguinte maneira:

  • Para os tipos de pele de fototipo I e II (cabelo e pele claras), recomenda-se a utilização de um creme FPS 50 nos primeiros tempos, que pode diminuir para FPS 30 mais tarde.
  • Uma pele de fototipo III (cabelo e pele mais escuras), exige um FPS 30 que pode baixar para FPS 15.
  • Uma pele de fototipo IV (cabelo e pele escuras) deve começar com um FPS 15 que depois diminui para FPS 6.

Estes valores são calculados em função da quantidade de melanina que a pele contém: quanto maior for, menor o factor exigido para a pele. Não deixe de consultar o seu médio se persistem algumas dúvidas.

A principal função da melanina é a pigmentação e protecção contra a radiação solar. É a melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos. A falta de melanina dá origem ao albinismo.

O bronzeado surge entre o 5º e o 7º dia de sol e dura mais se a exposição for gradual, cerca de uma ou duas horas por dia. Isso ocorre por causa da melanina que leva cerca de 21 dias para ficar visível sob a pele e no ciclo de troca cutânea.

Use sempre o protector porque não vai deixar de ficar bronzeado.

Dicas

Não dispense a melhor protecção

Cuidados antes e durante a exposição solar

Prevenir queimaduras e, a longo prazo, o cancro da pele é simples, basta ter alguns cuidados antes e durante a exposição solar:

  • Usar sempre um protector solar com um factor de protecção adaptado ao tipo de pele - o rosto necessita geralmente de um factor de protecção maior do que o escolhido para o corpo;
  • Usar o protector solar diariamente, nas áreas mais expostas ao sol;
  • Aplicar o protector solar 20 a 30 minutos antes de cada exposição solar;
  • Evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas ou enquanto houver pouca sombra;
  • Reaplicar sempre o protector solar a cada 2 horas e após nadar e transpirar, já que a água e a transpiração diminuem a eficiência dos filtros solares. Mesmo com resistência à água, apenas duram 40 minutos de banhos e/ou transpiração;
  • Usar óculos de sol, chapéus ou bonés que ajudam a proteger o rosto, lábios e olhos;
  • Não expor crianças muito pequenas directamente ao sol;
  • Os dias nublados também exigem o uso de filtro solar, pois nestes dias 40 a 60% da radiação solar atravessam as nuvens e chegam à Terra;
  • Cuidado com a luz reflectida - a luz do sol reflecte na areia atingindo a pele, mesmo na sombra.
  • Aplicar o protector solar na quantidade certa. Não o economize, seja generoso para que este faça o seu papel, proteger.
  • Aplicar protector também em algumas partes do corpo, como mãos, pés e orelhas.
  • Atenção ao prazo de validade. A maioria indica apenas a durabilidade após a abertura (em geral, 12 meses), por isso, convém apontar na embalagem a data de abertura.
  • Em casa, guarde o protector num local seco e com pouca luz (a casa de banho é o local menos recomendável).
  • Cuidado com alguns medicamentos que podem tornar a pessoa mais sensível ao sol. Verifique sempre a bula.