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Propriedades das frutas

Propriedades e características medicinais da fruta

Conheça os benefícios que as frutas trazem à sua saúde...

Propriedades e características medicinais da fruta

Abacate

O abacate é rico em vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada.
Propriedades medicinais: antirreumático, antiflatulento, digestivo, laxativo.

Abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas A, B, C, fosforo, cálcio, potássio e bromelaína.
Propriedades medicinais: facilita a digestão, é germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, anti-ictério, antiartrítico, anti-hidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.

Alperce

O alperce é rico em betacaroteno, fibra, magnésio, fósforo, cálcio, flavonóides, ferro, zinco e ainda vitaminas do complexo B e C.
Propriedades medicinais: é um excelente antioxidante, e fortalece o sistema imunológico.

Ameixa

A ameixa é rica em potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E.
Propriedades medicinais: purgativa, depurativa.

Banana

A banana é um fruto rico em potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, e do complexo B.
Propriedades medicinais: indicada para pessoas que praticam desporto, que sofrem de depressões, anemia, pois estimula a produção de hemoglobinas, pressão arterial, nervos e úlceras.

Cereja

A cereja é rica em vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e flavonódes.
Propriedades medicinais: poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Muito boa para tratamento de gota, acne, insónia, reumatismo e inflamação da garganta.

Damasco

O damasco é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C, fosforo, ferro e potássio.
Propriedades medicinais: indicado para casos de afecções do fígado, problemas de visão, nicotina e doenças cancerígenas.

Framboesa

A framboesa é rica em vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
Propriedades medicinais: utilizada no tratamento de inflamação na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado.

Figo

O figo é rico em fósforo, cálcio, potássio e magnésio.
Propriedades medicinais: indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, úlceras gástricas e duodenal, diarreia, insónia e queimaduras do sol.

Kiwi

O kiwi é rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras.
Propriedades medicinais: indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.

Laranja

A laranja é rica principalmente em vitamina C, potássio, caroteno.
Propriedades Medicinais: ajuda a combater resfriados, gripes, diminui o colesterol e ainda tem propriedades anticancerigenas.

Limão

O limão é rico em vitamina C, potássio e cálcio.
Propriedades medicinais: eficaz nos tratamentos de resfriados, gripes, infecções por parasitas, melhora a circulação sanguínea e é muito bom para o sistema nervoso.

Maça

A maça é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, cobre e zinco.
Propriedades medicinais: eficaz nos tratamento da obesidade, problemas intestinais, digestivos, fígado, colesterol, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. A sua casca possui nutrientes, antioxidantes e substâncias que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.

Manga

A manga é rica em vitaminas como A, C e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), fósforo, glicídio (açúcar), fibra e cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco.
Propriedades medicinais: anticatarral, antiescorbútica, depurativa, refrescante, diaforética, digestiva.

Morango

O morango é rico em vitaminas B5, vitamina C, ferro, potássio e fibras.
Propriedades medicinais: muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir doenças cancerígenas, algumas doenças cardíacas e a reduzir o nível do colesterol, problemas nos rins, anemias, fadigas e doenças da pele.

Melancia

A melancia é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno.
Propriedades medicinais: ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento, previne doenças cancerígenas, auxilia na eliminação do ácido úrico além de limpar o estômago, intestino e obesidade.

Melão

O melão é rico em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno.
Propriedades medicinais: ajuda na desintoxicação alimentar, problemas nos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade e o seu sumo é óptimo na menopausa.

Pêra

A pêra é rica em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras.
Propriedades medicinais: indicada para diabéticos e para quem faz dietas para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.

Pêssego

O pêssego é rico em vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, ferro, cobre, fósforo, cálcio, fibras, caroteno e flavonóides.
Propriedades medicinais: benéfico para o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial e ainda pode contribui para proteger contra doenças cancerígenas e doenças cardíacas.

Romã

A romã é rica em vitaminas A, do complexo B, ferro e  cálcio.
Propriedades mecicinais: óptima para a visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos e é capaz de afastar doenças cardíacas e tumores.

Uva

A uva é rica em vitaminas do complexo B, C, potássio e carotenos.
Propriedades medicinais: indicada nos casos de ácido úrico, colesterol, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne contra doenças cancerígenas, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinárias.

Porquê fruta?

A importância da fruta na alimentação diária

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e devem consumir-se diariamente entre três a cinco porções de fruta, dependendo das necessidades de cada pessoa.É importante consumir diferentes tipos de fruta!

Devem comer-se as frutas sempre com o ESTÔMAGO VAZIO!

A fruta é uma peça fundamental numa alimentação saudável que deve ser consumida diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protectores (flavenóides) que ajudam a regular o organismo. Os antioxidantes (vitaminas A, C e E) são nutrientes essenciais na protecção das células, já que combatem a acção dos radicais livres. Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protectoras que fazem da fruta um alimento vital.

Porém, os portugueses apresentam uma dieta alimentar desequilibrada com uma alimentação deficiente em frutos, produtos hortícolas e leguminosas secas.

Os números indicam que os portugueses consomem pouco mais de uma peça de fruta por dia.

A consequência faz-se sentir com o aumento da obesidade entre as crianças e os jovens e o desenvolvimento das doenças cardiovasculares junto da população adulta.

Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes faz com que o organismo esteja protegido por uma espécie de escudo protector. Assim, o melhor caminho é ter em atenção que a sua saúde começa pela boca, ou seja, a alimentação é a melhor forma de prevenir preocupações futuras.