CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
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Frutas e legumes em Maio

Sazonalidade horto-frutícola

Mês do coração


Alperce, Ananás, Banana, Cereja, Laranja, Limão, Maçã, Melancia, Melão, Mirtilo, Morango, Nêspera, Pêra, Quivi, Tangerina, Abóbora, Acelga, Agrião, Aipo de cabeça, Aipo de talo, Alface, Alface de cordeiro, Alho porro, Batata, Beldroegas, Beterraba, Brócolos, Cebola, Cebola nova, Cenoura, Chicória de folhas, Courgette, Couve de Bruxelas, Couve lombarda, Couve portuguesa, Endívia, Ervilha, Espargo, Espinafres, Funcho, Grelos, Nabiças, Nabo, Rabanete, Rábano, Repolho, Rúcula, Ruatabaga, Salsifi


Com a chegada do mês Maio chega a cereja e, em particular, a cereja do Fundão, conhecida e apreciada por todo o país devido ao seu sabor e à sua extraordinária qualidade. Os benefícios dos seus constituintes são inúmeros desde a prevenção de alguns tipos de cancro, pela proteção que conferem a danos no nosso ADN; prevenção de doenças cardiovasculares dado as suas propriedades anti-inflamatórias e redução do risco de aparecimento de doença de Alzheimer. Dado a riqueza em melatonina, hormona com papel central na regulação dos nossos ritmos circadianos, a ingestão de cerejas poderá ser uma boa alternativa para a redução do jet lag e melhoria da qualidade do sono.

Além da cereja, outros frutos vermelhos, conhecidos pelo seu poder antioxidante, protegem o nosso organismo do stress e do desgaste físico e mental. O mirtilo, a groselha e a acerola são uma excelente fonte de antioxidantes e são ricos em vitamina B1, dando energia e vitalidade; os morangos, as framboesas ou mesmo as amoras são ricos em vitamina C o que reforça a proteção da pele, sistema nervoso, rins e aparelho digestivo.

Os frutos vermelhos em particular os mirtilos, podem reduzir colesterol sanguíneo, diminuir o risco de incidência de certos tipos de cancro e evitar infeções no aparelho urinário. Contêm grandes quantidades de polifenóis, que combatem o envelhecimento do cérebro, pelas suas propriedades antioxidantes que absorvem os radicais livres nocivos e pelas suas propriedades anti-inflamatórias naturais.

As alterações horto-frutícolas em Maio são as citadas abaixo.

Frutas

  • Novidades: alperce, cereja, mirtilo e morango
  • A sair de época: nêspera e laranja

Legumes e verduras

  • Novidades: alho porro, courgette e pepino
  • A sair de época: abóbora, couves, ervilha, espinafres, fava, funcho, grelos, nabiças e nabo

Se consumir na época própria de cada alimento, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação qualidade preço. A fruta e os produtos hortícolas são essenciais numa alimentação saudável. É recomendado um consumo diário de produtos hortícolas (400g) e 3 a 5 peças de fruta.

Para que a qualidade nutricional seja assegurada, é importante que os produtos hortícolas e as frutas sejam consumidos frescos e de acordo com o seu ciclo natural. Desde a colheita, tanto os produtos hortícolas como as frutas podem ser sujeitos a transformações físicas como o corte, separação, aplicação de calor ou radiação, transporte, armazenamento e por vezes confeção. Todos estes processos podem diminuir o seu valor nutricional. O tempo entre a compra dos produtos hortícolas e a sua confeção ou consumo deve ser o mais breve possível. A rapidez na preparação de legumes reduz a perda de vitaminas.

Calendário

Saiba o que comprar em Maio

Sazonalidade de frutas e legumes em Maio

 

Legenda

Sugestão

Receita para o mês de Maio

Requeijão com doce de cereja

Receita de requeijão com doce de cerejaVER RECEITA