CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
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Lípidos

Essenciais para organismo

Moderação é a palavra chave!

Azeite Terra dos Sabores - Intermarché


Numa alimentação saudável, as gorduras provenientes de diferentes alimentos são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e, quando consumidas nas proporções recomendadas (não excedendo os 30% do valor energético diário), são bem toleradas e têm diversos efeitos benéficos.

  • Fornecem os ácidos gordos essenciais
  • São o veículo para a ingestão de vitaminas lipossolúveis - solúveis em gordura (vitaminas A, D, E, K)
  • Melhoram o funcionamento da vesícula biliar
  • Regulam o trânsito do bolo alimentar
  • Possuem grande capacidade de saciar o apetite

Mas, quando consumidas em excesso, os efeitos prejudiciais são muitos e rapidamente se fazem sentir no nosso estado de saúde.

  • Aumentam o valor energético
  • Aumentam os depósitos de gordura corporais
  • Elevam o risco do aparecimento de excesso de peso e obesidade
  • Aumentam o risco de aparecimento de diversas doenças como: doenças cérebro e cardiovasculares, hipertensão arterial, arteriosclerose, colesterol sanguíneo elevado, determinados tipos de cancro (cólon, mama, próstata, entre outros), etc.
  • Dificultam o processo digestivo, originando indisposições e enfartamentos

São uma importante fonte de energia para o organismo. A degradação energética dos triglicéridos permite obter mais do dobro da energia fornecida pela mesma massa de proteínas ou hidratos de carbono.

FUNÇÕES DOS LÍPIDOS

  1. Reserva energética: Fornecem mais energia que os hidratos de carbono, mas a célula opta primeiro pelos açucares, para depois consumir os lípidos (reserva energética).
  2. Estrutural: Certos lípidos fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lípidos e proteínas. Os mais importantes são: os fosfotolipidos e o colesterol.
  3. Isolante térmico: Auxiliam na manutenção da temperatura dos animais, protegendo o individuo contra as variações de temperatura.

principais fontes

Gorduras mais e menos saudáveis

TIPO DE GORDURAS presentes NOS ALIMENTOS

  • Gordura Monoinsaturada
  • Gordura Saturada
  • Gordura Polinsaturada
  • Ácidos Gordos Ómega 6
  • Ácidos Gordos Ómega 3
  • Colesterol
  • Fitosteróis
  • Ácidos Gordos trans
  • Gordura Hidrogenada

Os ácidos gordos essenciais são aqueles que o organismo necessita, mas não consegue sintetizar.

Em crianças, os ácidos gordos essenciais são importantes para o desenvolvimento adequado de todas as células.

Nos adultos, os ácidos essenciais demonstraram proteger o organismo em inúmeras situações: aterosclerose, diabetes, alzheimer, cancro, etc.

Existem principalmente duas famílias de ácidos gordos essenciais: Ómega 3 e Ómega 6.

O Ómega 3 reduz o colesterol do sangue, bem como a formação de trombos. Também possui reconhecidas e importantes propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar artrites e reumático.

O Ómega 6 regula muitas funções do organismo, como por exemplo: frequência cardíaca; pressão sanguínea; coagulação sanguínea; sistema reprodutor, sistema imunológico (controla a libertação de glóbulos brancos). Controla também a libertação de hormonas e promove a libertação e recepção de neurotransmissores, mensageiros químicos do sistema nervoso.

Diversos estudos revelam que carências em ácido gordos essenciais reduzem a capacidade mental e estado de alerta. Os sintomas mais imediatos são dormências nas extremidades, diminuição da visão, secura cutânea e esgotamento físico.

O Ómega 9, ácido gordo monoinsaturado, não é essencial. É um suplemento que promove uma resposta inflamatória adequada. Para além disso reduz os níveis de triglicéridos e aumenta o nível de colesterol “bom”.

Gorduras mais saudáveis

Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. 

As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo:
  • Azeite
  • Óleo de amendoim
  • Amêndoas e azeitonas
  • Abacate
As gorduras polinsaturadas encontram-se, por exemplo:
  • Peixes gordos como o salmão, sardinhas e cavala
  • Óleos vegetais como o óleo de girassol
  • Cremes vegetais para barrar e para cozinhar

Gorduras menos saudáveis

Gorduras saturadas encontram-se, por exemplo:

  • Manteiga, natas
  • Carnes vermelhas, carnes gordas e enchidos
  • Queijos
  • Leite gordo, iogurtes gordos
Gorduras trans encontram-se, por exemplo:
  • Alimentos que contêm gorduras parcialmente hidrogenadas.
  • Alimentos que derivam de ruminantes; tais como a vaca, por isso, carne de vaca/vermelha e laticínios (manteiga e natas) 
  • Gorduras submetidas a temperaturas muito elevadas


A gordura trans são particularmente prejudiciais. Elas não só aumentam o mau colesterol (LDL), como também diminuem o bom colesterol (HDL).