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importância da água

Saiba qual a importância da água no corpo humano

Para além de importante, a água é indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto.

E nos bebés, a proporção é ainda maior, podendo chegar aos 70%. A água é o elemento mais importante do corpo, é o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela.

A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele.

A importância da água no corpo humano

recomenda-se um consumo aproximado de 2L de água por dia.

O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina, pelo que se recomenda um consumo aproximado de 2 litros por dia.

Funções da água

  • Transporte: a água é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigénio até às células, bem como dos detritos celulares resultantes dos processos metabólicos.
  • Solvente: a água é um excelente solvente e meio de suspensão, facilitando a eliminação das toxinas acumuladas no organismo através da urina.
  • Regulação da temperatura corporal: quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a produção de suor, com o objectivo de libertar calor através da evaporação.
  • Participação em reacções enzimáticas: como por exemplo, facilitando a digestão.
  • Lubrificante das articulações: a desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos com consequente desgaste ósseo.

DICAS

Algumas dicas para beber mais água ...

Se pensa que não bebe água suficiente, aqui ficam algumas dicas para ajudar a aumentar a sua ingestão:

  • Beba 1 copo de água ao acordar, antes de ingerir alimentos sólidos;
  • Compre uma garrafa de meio litro logo de manhã vá enchendo de um garrafão, filtro ou mesmo da torneira ao longo do dia;
  • Tenha sempre uma garrafa de água na sua mesa ou local de trabalho;
  • Se vai fazer uma viagem de carro, leve uma garrafa pequena de água fresca e assim terá água durante todo o caminho;
  • Às refeições prefira água a sumos ou refrigerantes;
  • Se não aprecia o sabor da água, junte-lhe uma rodela de limão ou laranja. Sem adicionar calorias estará a dar-lhe um sabor agradável;
  • Coma mais frutas e vegetais, pois têm um alto teor de água e cerca de 20% da água que ingerimos vem dos alimentos.

Certifique-se de que bebe água limpa e não contaminada, de modo a assegurar a sua saúde e bem-estar!