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FIBRAS ALIMENTARES

Qual o papel das fibras alimentares numa alimentação saudável?

Apesar de não ser um nutriente, a fibra alimentar é um componente muito importante na nossa alimentação!

A fibra alimentar compreende as partes comestíveis dos vegetais que o nosso intestino delgado é incapaz de digerir e absorver, passando para o intestino grosso intactas.

A fibra alimentar pode ser encontrada em frutas (maçã, pêra, morango, amora, framboesa, groselha e laranja), legumes (couve de Bruxelas, alcachofras, cebola, alho, milho, feijão verde e bróculos, etc), leguminosas (lentilhas, grão, feijão, ervilhas, etc) e nos alimentos à base de cereais integrais (farelo de trigo, flocos de aveia integral, pão integral ou de mistura, etc).

Fibras alimentares

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Fibras em programas de emagrecimento?

Os investigadores afirmaram que se duplicarmos o consumo diário de fibras alimentares de 18 para 36 gramas, ajudará a digerir 130 calorias a menos dos alimentos.

Os especialistas sempre acharam que as fibras poderiam ser utilizadas no controle da obesidade, pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Desta forma, elas dão uma sensação de saciedade mesmo se ingeridas poucas calorias.

Tipos de fibra alimentar

Muitas vezes, a fibra alimentar é classificada de acordo com sua solubilidade, em fibra solúvel e insolúvel. Ambos os tipos estão em diferentes proporções nos alimentos que contém fibra na sua composição. Por exemplo, a aveia, cevada, frutas, verduras e legumes são boas fontes de fibra solúvel (importantes para a redução do colesterol e diminuição dos níveis de glicose no sangue), enquanto que, os cereais e os pães integrais são ricos em fibra insolúvel (actuam no bom funcionamento intestinal, pois colaboram para a composição do bolo fecal, dos movimentos peristálticos e evacuação).