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Castanhas

Quando começa a esfriar são sempre um excelente petisco

Nutricionalmente rica, A castanha é um alimento de consumo obrigatório

Castanhas

Um alimento reconfortante, mas também calórico e saudável, para ingerir em tempo de frio. Em tempos idos, este fruto chegou a ser apelidado de pão dos pobres devido às suas propriedades nutritivas.

  • antissética,
  • estomacal
  • ajuda a corrigir problemas de atraso no crescimento das crianças,
  • anti-hemorrágica,
  • combate problemas de varizes e hemerroidas, náuseas, vómitos e diarreias.

A castanha é um farináceo de inverno (entre Outubro e Dezembro). Para além de a assarmos, podemos incorporar em sopas, saladas e recheios, a farinha da castanha pode misturar-se com outras farinhas na confeção de bolos, pão, crepes gelados e pudins.

O puré de castanha está ainda em certos países associado à caça e às aves. Se a sua conservação for feita em local fresco e seco, sobre areia seca, poderá durar um ano, pelada e cozida a castanha conserva-se apenas poucos dias no frigorífico.

As folhas jovens cozidas na primavera podem ser utilizadas para:

  • Acalmar ataques de tosse. O chá de folhas de castanheiro, ao contrair as mucosas, inibe os ataque de tosse violenta, daí ser recomendado contra a tosse convulsa, bronquite e expetoração.
  • É ainda utilizado em gargarejos no caso de garganta inflamada
  • Pode ainda ser utilizada para aliviar dores reumáticas, de articulações e musculares.
  • A casca da castanha, misturada com a casca do carvalho e folha de nogueira em decocção pode ser aplicada em irrigações vaginais para estancar hemorragias uterinas.

O chá das folhas está contra indicado em: diabéticos, crianças com menos de 10 anos, grávidas e em casos de amamentação.

Segredos para as descascar na perfeição

  1. Faça um corte profundo em forma de cruz na casca.
  2. Coloque as castanhas, já todas com o corte, de molho durante 15 minutos em água quente.
  3. Logo depois de escorridas, coloque-as no forno a 180º C até que a casca comece a curvar-se sem que queimem por dentro.
  4. Devem ser descascadas a quente, com cuidado para não queimar as mãos.
  5. Se a pele interior não estalou, para que as castanhas não fiquem amargas, tente fervê-las novamente durante um minuto.

Principal fonte: sapolifestyle

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8 benefícios

Benefícios da castanha para a saúde

O bem que a castanha faz à sua saúde

Stress
As quantidades apreciáveis de vitamina B e fósforo, sugerem que castanha ajuda a manter saudável o sistema nervoso. Está altamente recomendada a pessoas sujeitas a stress físico e psicológico.

Hipertensão
A sua ingestão é recomendada a pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos pela riqueza em potássio e pobreza em sódio. No entanto, a quantidade ingerida deve ser moderada e associada ao desgaste calórico de cada pessoa.

Sono
O aminoácido triptofano presente na castanha ajuda a relaxar e a conciliar o sono.

Purificação
As castanhas são ricas em vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue, facilitando a sua eliminação através da urina.

Desenvolvimento
O fósforo é um mineral essencial, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de ossos e dentes.

Depressão
Por ser rica em minerais, a castanha é indicada para fortalecer o cérebro e melhorar todas as funções intelectuais do ser humano reduzindo o risco de depressão. O seu consumo excessivo torna-as indigestas, pelo que se recomenda não comer mais de quinze castanhas por dia.

Digestão fácil
São também uma grande fonte de fibra, permitindo a redução dos níveis de colesterol no sangue, bem como de ácidos gordos monoinsaturados que reduzem o mau colesterol (LDL) e aumentam os níveis do bom colesterol (HDL).

Mal-estar
Devido à sua fermentação no intestino, este fruto pode causar desconforto intestinal quando ingerido cru, pelo que a sua ingestão deve ser moderada.

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