CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
DAS 09H00 ÀS 21H00

aves

Preferível ao consumo de carnes vermelhas

Diminua o risco de morte permatura

Aves de criação

Ingira fontes de proteína vegetal, peixe e, moderadamente, carne de aves. Evite o consumo de carnes vermelhas como fonte de proteína.

Carne em excesso, sobretudo as carnes vermelhas e os alimentos processados a partir desta, podem elevar o risco de morte prematura, ou seja, doenças cardiovasculares e cancro, sobretudo do cólon e do pâncreas. Este risco pode ser, grandemente, diminuído se substituirmos por carne de aves e peixe, com muito menor quantidade de gorduras saturadas e carcinogéneos como os nitritos existentes nos enchidos, e ainda mais quando a alimentação inclui cereais integrais e frutos secos (nozes e afins).

O termo «aves de capoeira» abrange aves domesticadas mantidas por seres humanos para efeitos de recolha de seus ovos ou pela sua carne. Pensa-se que o frango foi domesticado pela primeira vez há cerca de 8000 anos na Ásia. Aves domésticas foram importadas para a Grécia no século V a.C.

Entre as espécies criadas na avicultura destaca-se o frango. Em muito menor escala, também são criadas aves como perus, patos, gansos, entre outras.

Dentro das aves, a carne de pato é a mais rica em vitamina B1 (tiamina) e em gordura (6%). Grande parte desta gordura encontra-se na pele.

Opte por retirar a pele da carne de aves para que tenha uma refeição menos calórica.

carne de aves
na hora da compra

  • Deve ter consistência firme, bem aderente aos ossos, cor amarela pálida, ligeiramente rosada.
  • Os miúdos de aves só deverão ser adquiridos quando se encontrem convenientemente conservados em sistema de refrigeração.
  • Não compre carne de aves congelada que apresente a embalagem danificada, cheia de água ou sangue
  • Escolher os animais mais pequenos, dado que, pelo seu baixo peso, serem menos susceptíveis de terem sofrido tratamentos para aumento de peso e poderem conter menos contaminantes.
  • Procure não comprar carne previamente picada pois corre o risco de levar mistura de sebo, peles, aparas e aditivos, para disfarçar a deterioração inicial, dando cor vermelho vivo ao produto.

 

 

Os vários tipos de aves

Aves de criação ou de capoeira

Capão

É um galo jovem capado, alimentado de uma forma especial para que a sua carne seja mais saborosa.
Geralmente é morto aos 9 meses e pesa entre 2,5kg e 4kg.
É excelente assado.

Frango

O frango (galo ou galinha pequenos) é a ave de capoeira mais consumida e com maior valor gastronómico. Rico em paladar, nutritivo, de fácil digestão e rico em vitaminas, o frango é um alimento extremamente saudável, tão saudável que é apenas interdito a pessoas com dietas especialíssimas. O sabor do frango depende, naturalmente, da sua idadde. Quando muito novo, a sua carne é muito tenra e de sabor bastante agradável; um pouco mais velho, a carne, já não tão tenra, ganha paladar.
Presta-se a inúmeras preparações culinárias e pode ser cozinhado em empadas, galantines, de fricassé, assado, recheado, guisado, frito, cozido, etc.
Se congelado, deve ser descongelado na própria embalagem antes de cozinhado. Coloca-se sob uma torneira e deixa-se cair água fria, muito lentamente.

Galinha

Embora seja preferida a carne de frango, a de galinha presta-se a inúmeras preparações culinárias.
As galinhas mais velhas devem ser as preferidas para a preparação de galantines, caldos e cozido.

Galinha da índia

Também conhecida como galinha da guiné, galinha de angola, pintada e fraca. O nome de pintada deve-se às manchas brancas e arredondadas que se destacam no cinzento-azulado das suas penas. A sua carne é branca, firme e de sabor semelhante à do faisão. Encontra-se todo o ano, mas a melhor época é entre Fevereiro e Abril.
Cozinha-se, normalmente como a perdiz, mas pode também ser preparada como o frango ou galinha.

Galo

Não é uma ave muito apreciada gastronomicamente e de modo geral a sua carne é apenas utilizada para fazer consommé. Com as suas patas faz-se uma geleia deliciosa. A sua crista, carnuda e vermelha, tem também apreciadores.

Ganso

Esta ave, considerada por alguns gourmets a mais saborosa de todas e é uma ave gorda. As patas amareladas, quando o ganso é novo, tornam-se avermelhadas quando a ave envelhece.
Com a carne de ganso, menos saborosa que a do pato e bastante indigesta, prepara-se o foie gras engordando brutalmente os gansos, sem dúvida os animais mais sacrificados e torturados pelo homem.
Existem gansos no mercado durante todo o ano, frescos e congelados. Os frescos são mais saborosos durante os meses de Outubro a Novembro. Em Portugal, podem adquirir-se, embora raramente, gansos de 3 a 6kg. Devem considerar-se 350 a 400g por pessoa.

pato

Um dos animais mais antigos na alimentação do homem. Segundo a lenda, parece ter sido domesticado pelos chineses. O pato e o ganso são extremamente semelhantes, contudo o pato é superior em valor dietético. Só um pato ainda novo permite que todas as suas qualidades e o seu sabor sejam apreciados.
A melhor época do pato é entre Setembro e Fevereiro. Geralmente um pato pesa entre 2 e 3kg.
A assadura é o método de cozedura que melhor se adapta ao pato.

peru

Vendem-se durante todo o ano e o peso normal de um peru é entre 5 e 7kg. Devem calcular-se 300g por pessoa.
As peruas, especialmente entre os 7 e 8 meses de idade, são mais saborosas que os perus.
Um peru fresco deve apresentar as pernas pretas, pescoço curto, carne branco-pálida com um ligeiro tom azulado.
A assadura é o método de cozedura que melhor se adapta ao peru.

pintaínho ou poussin

É um frango com cerca de 6 semanas de idade e com 500 a 600g de peso. Pode ser servido grelhado ou assado. Deve considerar-se um por pessoa.