CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
DAS 09H00 ÀS 21H00

Antioxidantes

No combate aos radicais livres

Frutas e vegetais

Fontes principais de nutrientes antioxidantes

Antioxidantes

É na alimentação que obtemos as substâncias antioxidantes de combate aos radicais livres, visto estas não serem sintetizadas pelo organismo humano.

Radicais livres

A oxidação pode ocorrer tanto como resultado do simples metabolismo celular, radicais livres endógenos, como também pelas agressões externas ao organismo, radicais livres exógenos:

  • Radiação UV
  • Raios X
  • Contaminação radioactiva
  • Pesticidas
  • Solventes industriais
  • Clorofluoretos de carbono (CFC´s)
  • Poluição
  • Tabaco
  • Alcool

Radicais livres não controlados podem causar doenças, como:

  • Mutações e cancros
  • Disfunções cerebrais (Alzheimer, Parkinson´s, etc.)
  • Doenças auto-imunes
  • Doenças cardiovasculares
  • Cataratas
  • Envelhecimento

O recomendado é ingerir diariamente cinco porções de frutas e vegetais:
3 peças de fruta + 200g de legumes OU 2 peças de fruta + 300g de legumes

Uma redução total da ingestão de sal e gordura, em particular da gordura saturada, e um aumento simultaneo da ingestão de alimentos ricos em amido, frutos e vegetais, bem como também uma redução do stress oxidativo externo (alcool, tabaco, café, poluição), promove a protecção do organismo.

 

SAIBA MAIS JUNTO DOS COLABORADORES
INTERMARCHÉ ALMADA

Protectores

Naturais

Vitamina A

(β-caroteno)

Pode ser encontrada nos brócolos, agrião e demais vegetais de folha verde, cenoura, batata-doce e abóbora protege contra as oxidações em geral e é um inibidor da oxidação do colesterol LDL.

Vitamina C

(ácido ascórbico)

Existente nas laranjas, limões, morangos, kiwisfrutos silvestres, mangauvas, brócolos, espinafres, couves, tomate, pimento, entre outros, protege contra as oxidações em geral.

Vitamina E

(α-tocoferol)

Existe predominantemente nos frutos secos, agriãoalface, óleo gérmen de trigo, sementes e óleo de girassol, milho, brócolos, espinafres, óleo de soja e azeite, protege as células das paredes celulares contra a peroxidação lipídica e oxidações em geral. Actua também na prevenção da oxidação do colesterol LDL, fenómeno responsável pelas doenças cardiovasculares e desenvolvimento de aterosclerose.

Flavonóides

Existentes nos frutos avermelhados, tomate, beringelascebolas, chá, azeitonas e cacausão também poderosos antioxidantes.

Alguns minerais

(selénio e zinco)

Alguns minerais como o selénio e o zinco, existentes na maioria dos frutos e vegetais, mostraram ser protectores das células contra os radicais livres.

Luteína

(lipocromo)

De tonalidade amarelo-limão é um carotenóide presente nos espinafres, couve-flor, ervilha, brócolos, laranja, pêssego, kiwi e gema de ovo. É um dos responsáveis pela pigmentação desses mesmos vegetais, sendo utilizado em medicina como antioxidante, notadamente no tratamento da DMI (Degenerescência Macular da Idade), e pode melhorar ou prevenir a degeneração ocular. É o principal antioxidante presente nas membranas oculares (retina e mácula).