CHARNECA DE
CAPARICA / ALMADA
DAS 09H00 ÀS 21H00

Frutas e legumes em Agosto

Sazonalidade horto-frutícola

Mês do calor


Ameixa, Amora, Ananás, Banana, Figo, Framboesa, Laranja, Limão, Maçã, Melancia, Melão, Morango, Pêra, Pêssego, Tangerina, Abóbora, Acelga, Agrião, Aipo de cabeça, Aipo de talo, Alcachofra, Alface, Alface de cordeiro, Alho porro, Batata, Beldroegas, Beringela, Beterraba, Brócolos, Cebola, Cebola nova, Cenoura, Chicória de folhas, Chuchu, Courgette, Couve de Bruxelas, Couve lombarda, Couve portuguesa, Ervilha, Espargo, Espinafres, Funcho, Grelos, Milho doce, Nabiças, Nabo, Pepino, Pimento, Rabanete, Rábano, Repolho, Rúcula, Rutabaga, Tomate


As alterações horto-frutícolas em Agosto são as citadas abaixo.

Frutas

  • A sair de época: amora e morango

As frutas e legumes que aparecem no início do verão mantêm-se, no entanto, damos especial atenção à perda de água através da respiração, transpiração, urina e fezes. Esta processa-se diariamente de forma contínua.

Algumas dicas a seguir

Para prevenir situações de desidratação, a perda de água deve ser compensada através da sua ingestão em quantidade suficiente.

  • Às refeições prefira água a sumos ou refrigerantes
  • Se não aprecia o sabor da água, junte-lhe uma rodela de limão ou laranja. Sem adicionar calorias estará a dar-lhe um sabor agradável;
  • Coma mais frutas e vegetais, pois têm um alto teor de água e cerca de 20% da água que ingerimos vem dos alimentos.
  • (...) mais dicas em "A importância da água"

Se consumir na época própria de cada alimento, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação qualidade preço. A fruta e os produtos hortícolas são essenciais numa alimentação saudável. É recomendado um consumo diário de produtos hortícolas (400g) e 3 a 5 peças de fruta.

Para que a qualidade nutricional seja assegurada, é importante que os produtos hortícolas e as frutas sejam consumidos frescos e de acordo com o seu ciclo natural. Desde a colheita, tanto os produtos hortícolas como as frutas podem ser sujeitos a transformações físicas como o corte, separação, aplicação de calor ou radiação, transporte, armazenamento e por vezes confeção. Todos estes processos podem diminuir o seu valor nutricional. O tempo entre a compra dos produtos hortícolas e a sua confeção ou consumo deve ser o mais breve possível. A rapidez na preparação de legumes reduz a perda de vitaminas.

Calendário

Saiba o que comprar em Agosto

Sazonalidade de frutas e legumes em Agosto

 

Legenda

Sugestão

Receita para o mês de Agosto

Abacate recheado com camarão e tomate

Receita de abacate recheado com camarão e tomate VER RECEITA